Queres saber mais sobre o VO.U. Crescer? Não hesites em contactar-nos!
A melhor maneira de tornar as crianças felizes é torná-las felizes.” – Oscar Wilde
O VO.U. Crescer visa auxiliar instituições que todos os dias recebem crianças e jovens de famílias de nível socioeconómico desfavorecido. O auxílio consiste em apoiar as crianças naquilo que for necessário, existindo uma maior incidência no apoio ao estudo. Também é pretendido que os voluntários procurem desenvolver laços que ajudem as crianças a maturar e, efetivamente, crescer.
Assim, o voluntário terá um papel ativo na promoção do hábito de estudo, no auxílio à realização das atividades escolares e no apoio às próprias atividades organizadas pelas instituições.
Perfil do voluntário
Periodicidade
Cada voluntário é alocado a uma instituição e a um horário semanal de 2 horas à sua escolha, para acompanhamento presencial das crianças quando estas estão na instituição.
Outras atividades realizadas
O que dizem os voluntários?
“Ser voluntário no VOU Crescer é uma experiência única. É dar a mão a quem mais precisa. É ensinar com gosto e com ternura. É sentir gratidão por saber que faço a diferença na vida de alguém, e descomplico o que parece difícil. É dar, e receber em dobro!”
“Olá, chamo-me Paulo e sou voluntário da VO.U Crescer. Comecei no final de Outubro este novo desafio e está a ser incrível, estou a adorar estar com os mais pequenos e graúdos. Estou em dois locais: na associação ” O meu lugar no mundo”, Às terças e na “Creche Sol”, às quintas, e em cada um deles as crianças que estou a acompanhar são diferentes, únicas e acho sinceramente que aquela hora e meia a duas horas que estou lá, faz toda a diferença para elas, o poder ajudá-las nos trabalhos, nos estudos o falar e brincar com elas, torna esta experiência mais enriquecedora e gratificante, e principalmente faz-me sentir parte de algo maior e feliz e realizado.
Mas acho que para mim, aquilo que é realmente importante é ir/estar lá de corpo e alma, com energia, alegria e muita paciência, ouvi-los e haver um dar e receber sempre… Sermos um exemplo para eles e vice-versa…”
“Fazer parte da família V.OU Crescer é um grande orgulho. Ao longo desta experiência e a cada dia que passava sentia-me cada vez mais feliz e de coração cheio por poder ter a oportunidade de contactar de perto com as crianças. Sempre que chegava, batia à porta da sala dos meninos do 1° ano e era sempre recebida com sorrisos e “Olá Mariana! Preciso de ajuda”. Quando chegava a hora de ir embora ficava sempre com a sensação de que aquelas 2 horas passaram a correr e que gostava de conseguir ficar mais tempo, principalmente quando os meninos diziam “Mariana, não vás embora” e eu consolava-os respondendo “Volto para a semana”. Vou-me lembrar sempre do nome de cada um deles, dos seus desenhos coloridos, do dia em que me mostraram todos orgulhosos os dentinhos de leite a abanar, das brincadeiras e gargalhadas sem parar no intervalo. Só tenho a agradecer: a oportunidade aos coordenadores da V.OU Crescer, aos outros voluntários pela diferença que fazem na vida das crianças e aos professores, auxiliares e colaboradores das várias instituições que sempre nos receberam de braços abertos. Por fim, gostava que este testemunho alcançasse mais pessoas e que mais voluntários se juntassem à V.OU Crescer!”
“Sorrir. Transformar. Acreditar.
Algumas palavras que descrevem a bonita experiência que tenho vivido na Socialis. Mais do que ajudarmos nas contas de dividir, corrigirmos frases em inglês ou tempos verbais em português, ficam os sorrisos que trocamos quando brincamos com “as nossas” crianças e o carinho nutrido que aos poucos se vai refletindo em calorosos abraços de despedida. É transformador sentir que através da nossa ação e até simples presença poderemos estar a contribuir para uma maior segurança e confiança das nossas crianças, fazendo-nos a todos acreditar num mundo melhor!”
Coordenação
Beatriz Tavares
Beatriz Santos
Concha Silva
Queres saber mais sobre o VO.U. Crescer? Não hesites em contactar-nos!