Plano Vida

VO.U. Socorrer

VO.U. Socorrer icon

Tu podes fazer a diferença: primeiros socorros salvam vidas!

 

O VO.U. Socorrer realiza formações de primeiros socorros a instituições, escolas e faculdades. Os voluntários do VO.U. Socorrer são os responsáveis por realizar estas formações. Deste modo, são preparados para tal, adquirindo os conhecimentos necessários e essenciais e sendo sempre acompanhados por um coordenador do projeto.

Genericamente, os workshops consistem em ensinar princípios gerais de socorrismo e como agir em determinadas situações de emergência médica: paragem cardiorrespiratória (onde se inclui o ensino do Suporte Básico de Vida), enfarte agudo do miocárdio, AVC, epilepsia, choque anafilático, pessoa inconsciente, engasgamento, feridas, queimaduras, intoxicações e traumatismos. Estas formações – Pontuais – têm uma duração de 3 horas e dividem-se numa introdução teórica de conceitos e situações chave e numa parte prática (dividida em três bancas), onde se procede ao ensino de Suporte Básico de Vida, imobilizações e tratamento de feridas e queimaduras, entre outros.

Para além disso, também existe um modo de formação continuada – as Prolongadas -, onde os voluntários acompanham um grupo de crianças de uma instituição durante 4 semanas (4x1h30). Deste modo, os voluntários têm a oportunidade de, para além de ensinar socorrismo, inspirarem e motivarem as crianças a serem a melhor versão de si mesmas, nomeadamente a nível escolar.

 

Perfil do Voluntário

No VO.U. Socorrer procuramos voluntários empenhados, com entusiasmo e vontade de contribuir para a causa. O conhecimento prévio em relação à área da saúde não é um pré-requisito nem critério de seleção, uma vez que todo o conhecimento necessário para a realização das sessões irá ser transmitido pelo projeto. Assim, valorizamos pessoas com vontade de aprender e ensinar sobre o tema, de modo a sensibilizarmos a população para esta questão.

 

Periodicidade

O VO.U. Socorrer tem a particularidade de não ter um calendário ou horário fixos. As sessões de formação são agendadas com as instituições parceiras e, posteriormente, divulgadas aos voluntários através de uma plataforma online, permitindo que os mesmos se inscrevam nas que lhes são mais convenientes. Não existe um número obrigatório de formações a cumprir ou uma agenda semanal acordada. Cabe a cada voluntário decidir em quantas e quais atividades se quer envolver.

 

Outras atividades realizadas

Em adição às formações, é habitual a realização do VO.U. Lanchar. No VO.U. Socorrer acreditamos que a base para um bom trabalho de equipa são as relações entre os seus membros. Através desta atividade recheada de comida e jogos, procuramos fortalecer laços e criar memórias em conjunto para que, para além dos conhecimentos de socorrismo, os nossos voluntários levem para a vida amizades e boas recordações.

 

O que dizem os voluntários?

“Tornei-me voluntário do VO.U. Socorrer com expectativas elevadas, com a ideia de me tornar um agente de mudança, em capacitar o público geral na prestação de auxílio imediato a quem mais precisa. Neste momento, depois de tantas formações dadas, garanto-vos que estou ainda mais entusiasmado do que quando entrei nesta aventura. Faço um balanço extremamente positivo da minha experiência de voluntariado. Habilitar os mais jovens na prestação de primeiros socorros é muito importante, abrangendo as situações mais simples, como pequenas feridas e hemorragias, até eventos mais emergentes, como a paragem cardiorrespiratória, que obriga a um reconhecimento rápido da situação e um alerta imediato. Ensinar como proceder nestes casos é crucial, com mensagens simples e objetivas, combatendo mitos e tornando a nossa ajuda mais segura e adequada. É fundamental corrigir comportamentos e atribuir uma explicação lógica ao modo como se presta socorro.” – Luís Lindeza

 

Coordenação

Alexandra Santos

Bruno Silva

Cláudia Sousa

José Couto

Patrícia Vieito

Pedro Carvalho

 

Candidaturas fechadas

 

Queres saber mais sobre o VO.U. Socorrer? Não hesites em contactar-nos!