Plano Ponte

VO.U. Pirueta

VO.U. Pirueta icon

“Porque as crianças são o futuro e os idosos não merecem ser esquecidos.”

O VO.U. Pirueta consiste em proporcionar aulas de dança a crianças, jovens e idosos, atuando em duas vertentes: Júnior e Sénior. Os voluntários lecionam diferentes estilos de dança, como por exemplo Ballet Clássico, Dança Contemporânea, Hip Hop, Dança Jazz, Danças de Salão, entre outros.

O VO.U. Pirueta Júnior tem como principal objetivo transmitir valores a crianças inseridas em vários tipos de instituições, como ATL, Casa de Acolhimento, etc. Desta forma, elas aprenderão a disciplinar a mente, assim como o corpo e a expressarem-se como indivíduos artisticamente. O projeto procura promover respeito, disciplina, perseverança, auto estima e conhecimento de si próprio e do outro.

O VO.U. Pirueta Sénior procura levar um momento de lazer e atividade física a lares de idosos e centros de dia. Num contexto em que o voluntário se supera a si próprio, a comunicação verbal é transcendida por um ambiente de carinho e afeto com todos os novos “avós emprestados”, valorizando o envelhecimento saudável e o convívio entre a comunidade.

 

Perfil do voluntário

Preferencialmente voluntários com formação em dança, contudo todos os voluntários são bem vindos e aqueles sem experiência estarão acompanhados por colegas com formação. 

 

Periodicidade

1 aula de dança semanal de 45min a 1h30

 

Outras atividades realizadas 

  • Workshops para os voluntários
  • Momentos de convívio entre voluntários
  • Espetáculo final do ano no Conservatório de Música do Porto

 

O que dizem os voluntários? 

“O VO.U. Pirueta trouxe-me muito mais o que eu lhe dei: trouxe-me sorrisos, gargalhadas, abraços, saltos, anedotas, muito carinho… tudo isto, em troca de um passo de dança” – Sofia Touguinha

“É o meu projeto do coração! Aquele onde transmito a minha paixão pela dança mas que vai muito para além disso! Já vivi experiências fabulosas com as minhas mini bailarinas que ficarão marcadas para sempre. Todas ocupam um lugar muito especial no meu coração! Gratidão e felicidade são as palavras que para mim definem o Pirueta” – Rita Azevedo de Oliveira 

 

Coordenação 

Catarina Figueiredo

Daniela Martins

Joana Loureiro

 

Candidaturas abertas

 

Queres saber mais sobre o VO.U. Pirueta? Não hesites em contactar-nos!