Plano Vida

VO.U. pela Natureza

VO.U. pela Natureza icon

“Somente quando for cortada a última árvore, poluído o último rio, pescado o último peixe, é que o homem vai perceber que não pode comer dinheiro!” – Greenpeace

 

Tendo em consideração a crescente pressão que a atividade humana tem vindo a exercer sobre os recursos e habitats naturais, torna-se cada vez mais imperativo o envolvimento da sociedade em iniciativas que visem a conservação da Natureza e da sua biodiversidade. 

Para que tal seja possível, é fundamental consciencializar a população geral e, em particular, os jovens, desta necessidade de atuação. Focando-se neste propósito, o projeto VO.U. pela Natureza baseia-se em 2 pilares fundamentais para dar resposta a este problema: a sensibilização e a intervenção, tentando proporcionar aos seus voluntários oportunidades de intervenção ativa.

Em parceria com algumas associações ambientalistas ou de forma autónoma, o nosso projeto propõe-se a realizar atividades que dão resposta a 5 dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável propostos pela ONU, nomeadamente: 

  • OBJETIVO 11- CIDADES E COMUNIDADES MAIS SUSTENTÁVEIS: Limpeza de espaços verdes urbanos e faculdades; Cooperação com Associações e Núcleos de Estudantes para a organização de palestras e workshops sobre formas de diminuir a “pegada ecológica” individual; Participação ativa em campanhas de sensibilização ambiental nas faculdades e ainda de caráter local e nacional; 
  • OBJETIVO 12- CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS: Sensibilização para a adoção de hábitos de consumo mais “amigos do ambiente” dirigida a crianças e jovens através de visitas a escolas do ensino básico e da comunidade académica através de palestras e workshops; 
  • OBJETIVO 13- AÇÃO CLIMÁTICA: Organização de debates, palestras e visualização de documentários em contexto académico sobre as atuais ameaças ao ambiente, alterações climáticas e as suas implicações futuras;
  • OBJETIVO 14- BIODIVERSIDADE AQUÁTICA: Trabalho de campo para proteção, limpeza, recuperação e monitorização da qualidade de habitats naturais aquáticos, nomeadamente praias e rios;
  • OBJETIVO 15- BIODIVERSIDADE TERRESTRE: Trabalho de campo para proteção e recuperação de habitats naturais terrestres aliada à observação e identificação de fauna e flora locais.

 

Perfil do Voluntário

Voluntários proativos, preocupados com a situação atual em que se encontra o meio ambiente e com um grande interesse e vontade de ajudar a Natureza.

 

Periodicidade

Por serem atividades pontuais, que dependem das condições meteorológicas e de outras condições incontroláveis, não existe uma periodicidade bem definida. 

 

O que dizem os voluntários?

A realização de sessões de sensibilização junto das camadas mais jovens (desde crianças a jovens universitários) faz-me acreditar que podemos mudar, desde muito cedo o mindset das pessoas, de modo a que cresçam sendo mais preocupadas com o meio ambiente e com a pegada ecológica que deixam. E é com grande alegria que recebo o feedback por parte dos mesmos de que decidiram mudar os seus hábitos diários em prol da Natureza.

Também imensamente importante e gratificante são as atividades de campo, desde a limpeza e monitorização de praias e rios a plantação e conservação de florestas e parques.

 

“Quando entrei para a faculdade e descobri que a VO.U. tinha um projeto de voluntariado pela natureza, logo me convenci de que lá teria o meu lugar. Há quatro anos que estou inscrita neste projeto e sempre fui muito bem recebida em todas as atividades – desde limpezas de praias e florestas, a plantações, censos de aves… sempre encontrei pessoas bem dispostas e com tanta vontade de mudar como a que eu trazia comigo! No ano passado participei no projeto VO.U. às escolas, no qual tive a oportunidade de visitar a EB Gomes Teixeira, dando aulas com o objetivo de consciencialização ambiente jovem.”

 

“É verdadeiramente um projeto que vale a pena abraçar. Desde a simpatia com que fui recebida, à variedade de atividades oferecidas, estaria a mentir se não acentuasse o quanto mais rica a experiência universitária se torna. Parece cliché, um tanto exagerado, mas não o é. Passando o ano em revista, não consigo escolher um só momento preferido. Desde participar em ações de sensibilização em escolas, a limpar montes e praias, observações de animais e plantas, plantação de árvores e ao enorme sentido de comunidade entre os voluntários e aqueles com quem entramos em contacto, uma pessoa fica a desejar que continue a existir sempre mais!”

 

Coordenação

Ana Gomes

Erica Ferreira

Hugo Almeida

Lina Castro

 

Candidaturas abertas

 

Queres saber mais sobre o VO.U. pela Natureza? Não hesites em contactar-nos!