Plano Ponte

VO.U. Acompanhar

VO.U. Acompanhar icon

“Cuidar dos nossos idosos, é preservar a nossa história.”

 

O Projeto VO.U. Acompanhar pretende combater o isolamento social e promover o bem-estar de pessoas idosas. Possui duas vertentes: o acompanhamento e a sinalização de idosos que se encontrem em situações de isolamento. A valência do acompanhamento é realizada através de visitas à pessoa idosa, e a vertente da sinalização é feita por voluntários que percorrem as ruas da cidade do Porto, à procura de idosos que necessitem deste tipo de acompanhamento.

As visitas são feitas, geralmente, na casa do beneficiário, visto que em grande parte dos casos, os idosos apresentam pouca mobilidade, saindo de casa apenas esporadicamente. Eventualmente, como forma de “quebrar o gelo” das primeiras visitas, os voluntários poderão convidar o idoso a ir dar um passeio ou lanchar. 

 

Perfil do Voluntário

O voluntário do VO.U. Acompanhar é uma pessoa cheia de vontade de ajudar e animar os mais velhos, com uma sensibilidade apurada para compreender as suas dores, mas também com a determinação de os ajudar a ultrapassá-las, tornando o seu dia um pouco melhor. 

 

Periodicidade

Vertente do Acompanhamento: 1 visita semanal, com a duração de cerca de 1 hora. 

Vertente da Sinalização: pelo menos, 1 vez por semana. 

 

Outras atividades realizadas

  • Sessão de formação
  • Semana da Culinária 
  • VO.U. ao Convívio

 

O que dizem os voluntários?

“O VO.U. Acompanhar é, para mim, uma nova casa, uma nova família, uma nova amizade. É poder crescer todos os dias com pessoas cheias de amor!” Anabela Pedro

“A VO.U. Acompanhar existe porque o carinho, a alegria e a esperança estão ao preço de um sorriso.” Gonçalo Carrola

 

Coordenação

Catarina Brasão

Diana Pereira

Filipa Felgueiras

Matilde Barros

 

Candidaturas fechadas

 

Queres saber mais sobre o VO.U. Acompanhar? Não hesites em contactar-nos!