Os projectos

A VO.U. actua em vários campos diferentes, cobrindo vários pontos fracos da nossa sociedade. Para qualquer informação extra, não hesites em enviar-nos um e-mail 🙂 

 

Levantamento das necessidades das Associações de Animais – limpeza e melhoramento dos abrigos e tempo dedicado ao cuidado e amor aos animais – formações nas escolas em vários temas relacionados com os animais de estimação e promoção do bem-estar animal.

pelosanimais@vou.pt


Dinamização e acompanhamento a crianças e jovens através da promoção de hábitos de estudo e gosto pela leitura, organização de jogos pedagógicos e contacto informal com os voluntários, no qual se tentam perceber as necessidades específicas de cada criança e jovem, intervindo activamente.

voucrescer@vou.pt


Divulgação de informação sobre o sistema integrado de emergência médica e organização de actividades práticas sobre técnicas básicas de socorrismo.

vousocorrer@vou.pt


Dinamização de actividades lúdicas onde se ligam grupos de pessoas (desde crianças a idosos) “desligadas” de determinada forma artística/cultural a essa mesma forma. O objectivo é a passagem de referências – músicas, filmes, quadros e pintores, escritores, etc. – oferecendo uma oportunidade de contacto com arte e outras expressões culturais

rodarcultura@vou.pt


Divide-se em duas vertentes: “Social” e “Saúde”. A primeira dedica-se ao acompanhamento de idosos e pessoas e contexto de solidão/isolamento, através de visitas ao domicílio, realização de actividades, partilha de experiências e apoio geral, fomentando o convívio intergeracional. Paralelamente promove-se a reintegração social destas pessoas em articulação com as estruturas locais de apoio vigentes. A vertente SAÚDE relaciona-se com o acompanhamento de doentes através de visitas ao domicílio de uma equipa de voluntários multidisciplinares que, para além do apoio social, farão também o acompanhamento da situação de saúde, evitando recaídas provocadas pelo incumprimento das ordens médicas.

vouacompanhar@vou.pt


Prática orientada de ballet e dança contemporânea a crianças institucionalizadas, promovendo conceitos como a disciplina, auto estima e respeito. Para além da aquisição das competências artísticas/físicas inerentes, pretende-se melhorar a capacidade de comunicação e de relação, desenvolvendo o espírito de grupo e de entreajuda, num contexto dinâmico e harmonizador.

pirueta@vou.pt


 

Através da sensibilização de crianças e jovens, pretende-se contribuir para o conhecimento e para a conservação da Natureza e da Biodiversidade, assim como desenvolver um trabalho de campo de monitorização e manutenção de espaços naturais.

pelanatureza@vou.pt


Procura desenvolver acções locais com âmbito global. Promovem-se actividades que consciencializem a população sobre os grandes conflitos mundiais e que estimulem a tolerância e paz entre os povos. O Plano Mundo trabalha ainda na recolha e envio de materiais para instituições internacionais que tenham solicitado colaboração. Numa vertente paralela, os voluntários que pretendam ter uma experiência de voluntariado internacional são encaminhados para as instituições parceiras que tenham um plano de acção alinhado com as expectativas do voluntário.

planomundo@vou.pt