Como surgiu a VO.U.?

A VO.U. – Associação de Voluntariado Universitário é uma associação sem fins lucrativos que surgiu em 2008, na cidade do Porto, como resultado das aptidões e motivações de um grupo de estudantes universitários. Inicialmente, a VO.U. dedicava-se ao acompanhamento de idosos em situações de isolamento. Hoje, porém, como resultado do seu forte crescimento, dedica-se igualmente à promoção da saúde, do bem-estar animal, à proteção da Natureza, ao acompanhamento social na vertente infantojuvenil e à defesa dos Direitos Humanos.

Back to Index

Quem se pode inscrever?

Qualquer pessoa! A VO.U. recebe todos os voluntários que estejam interessados em colaborar. É uma associação essencialmente constituída por jovens universitários, no entanto também recebemos voluntários do ensino secundário e após a universidade.

Back to Index

Como posso ser voluntário?

O primeiro passo para te tornares voluntário na VO.U. é inscreveres-te no nosso Banco de Voluntários. Desta forma, estarás a par de todas as novidades da VO.U. e receberás e-mails para, se quiseres, participares em atividades pontuais realizadas por associações nossas parceiras.

Se estiveres interessado em fazer voluntariado de forma mais regular, podes optar por te inscrever em um (ou mais!) dos nossos projetos e núcleos. Após passares por uma frase de recrutamento e integração (que varia de projeto para projeto), entras em ação!

Consulta esta página para saberes que projetos e núcleos estão a receber novos voluntários neste momento e/ou quando será a próxima abertura de vagas!

Back to Index

O que fazem os projetos da VO.U.?

A VO.U. é constituída por 10 projetos que atuam nas mais diversas áreas. Algumas das áreas abrangidas pelos nossos projetos são: saúde, animais, natureza, dança, idosos, crianças, artes e direitos humanos!

Sabe mais sobre as atividades dos projetos aqui

Back to Index

O que são os núcleos?

A VO.U. é constituída por núcleos: Núcleo de Gestão, Núcleo Interno, Núcleo Externo, Núcleo Criativo e Núcleo Cultural. Sendo que te podes candidatar a voluntário dos 3 últimos! Estes núcleos não trabalham diretamente com os beneficiários, mas são essenciais ao funcionamento da associação!

Back to Index

Quando é o próximo período de inscrições?

A nossa abertura de vagas costuma ocorrer no início de cada semestre (em setembro e em fevereiro). Consulta aqui se há projetos/núcleos de portas abertas para ti neste momento!

Back to Index

Preciso de alguma formação prévia para ser voluntário?

Não. Os únicos requisitos são empenho e vontade de fazer a diferença!

Back to Index

Depois de inscrito, como é que sou integrado no projeto?

Após terminar o período de abertura de vagas serás contactado pelos coordenadores do projeto a que te candidataste. Será agendada uma sessão de esclarecimento onde verás todas as tuas dúvidas esclarecidas (atividades realizadas, horários, funcionamento, etc) e, caso o número de voluntários exceda o número de vagas disponíveis, será feita uma seleção. A partir daí estarás pronto para iniciar as atividades!

Back to Index

Terei um certificado a comprovar as minhas ações de voluntariado?

Sim! Basta falares com os coordenadores do teu projeto para saberes quais os requisitos mínimos.

Back to Index

Os voluntários têm direito a seguro?

Sim! Os voluntários ativos inscritos em projetos e núcleos da VO.U. têm direito a um seguro, bastando para isso dar os seus dados aos coordenadores quando requisitado.

Back to Index

Tenho pouco tempo disponível, posso inscrever-me num projeto?

Sim! Temos projetos com diferentes cargas horárias, pelo que encontrarás o certo para ti! Informa-te junto dos coordenadores para saberes se tens a disponibilidade adequada, mas de certeza que sim!

Back to Index

Estou de Erasmus no Porto, posso integrar um projeto?

Sim! Podes integrar a maior parte dos projetos, mas contacta os coordenadores para saber se é possível. Falar português pode ser um requisito necessário para alguns, mas não todos. Aproveita!

Back to Index

Ainda tenho dúvidas, posso ter mais esclarecimentos?

Sim! Envia-nos uma mensagem nas nossas redes sociais ou um e-mail para geral@vou.pt. Se tiveres uma dúvida relacionada com um projeto ou núcleo em específico podes consultar os seus e-mails na página “Projetos” ou “Núcleos”

Back to Index